que em 1992 como vice-presidente da Federação Gaúcha de Patinagem deu a revista
Em principio não se poderia fazer uma comparação entre a Patinação Artística Européia e Americana com a Sul Americana. Incontestáveis diferenças Educacionais, Sociais, Mentais, como de Antecedentes Históricos, onde se inclui teoria e ensinos práticos mais profundos e de maior antiguidade, que nos dão base do início a continuidade do esporte. Pedagógica e psicologicamente falando, as experiências de Patinação Artística Sobre Rodas, não pode ser expressa num sistema ou tratado cientifico, ou como conjunto de ações casuais.
A Patinação Artística Sobre Rodas é, e deve ser um trabalho realizado e transmitido gradualmente, prolongando-se no tempo.
e distância, cuja forma ou estrutura é unitária e global, cercadas de existências permanentes, facilmente identificadas. É, também, uma grande expressão dentro do "Esporte-Arte" e Educativo. Ela é constituída e formada por pessoas que vivem e vivenciaram a patinagem e pelas comunidades por elas formadas.
A arte de Patinação Artística é uma realidade que deve ser assumida com consciência e continuidade e, mais que nada, com espírito de fidelidade criativa e dinâmica. A conveniência social e cultural de organizar legalmente os cursos de Patinação Artística Sobre Rodas, parecem evidentes. Socialmente, trata-se de um Esporte-Arte, que já existe em nosso país a vários anos (quase 60), com tendências rápidas de expressão,. em virtude do próprio desenvolvimento do país, que repercutiu no andamento de todos os esportes e de todas as manifestações artísticas em geral.
No poderíamos continuar, sem dizer que a Patinação Artística está aprovada pelo MEC (Processo No. 16400/75), desde o ano de 1976, é igual quase que em todo mundo, como matéria profissionalizante. Culturalmente, trata-se de uma arte antiga reunindo Esporte, Música, Dança, Teatro, Plástica, etc, num só espetáculo. É uma grande gama infinita não só de possibilidades criadoras que podem exprimir, não só o pensamento humano, mas todas as gradações da cultura de um povo, desde as mais ingênuas e espontâneas, até as mais nobres e elevadas.
Por estas e muitas razões mais, julgo oportuno completar o elenco do ensino deste esporte e das artes, regulamentando-se os ensinamentos da Patinação Artística Sobre Rodas nas escolas primárias, secundárias e universitárias. Nas Escolas e Academias de Patinação Artística e nas de Dança, as matérias especificas de música, teatro, artes plás ticas, etc.
No Brasil, irá precisar-se de forma crescente de professores de patinação artística sobre rodas, seja a nível de Entretenimento, Show ou Campeonatos, para suas atividades educativas, destinadas a infância e a juventude, a fim de desenvolver a físico, cultivar o ritmo e a harmonia e, também para despertar a participação conjunta, o sentimento de solidariedade social e base de vida democrática.
Devemos considerar na Patinação Artística Sobre Rodas, situações bem diversas, assim como se fez com o ensino da Música, Dança e Teatro. Fundamentalmente, este " Esporte-Arte" pode ser ensinado como parte da educação geral e como ensino profissional (como se está realizando em várias instituiçôes do país). Com estes princípios será possível visualizar revelações de vocação que poderiam ser incentivadas a continuar.
E a coleta de elementos, que existe nos Esportes e na Arte, com uma importância fundamental, devendo-se ser intencionalmente tentado. A Patinação Artística Sobre Rodas é a linguagem das formas, é um meio de expressão tão difícil que se presta a todas as intenções do coreógrafo, sem impor jamais nenhum esboço, nenhuma maneira de sentir.
E a dança em esta do puro, prazer refinado de uma geometria no espaço e o Ballet de Action, Comédia ou Tragédia , onde a dança
se combina com a música, a legenda, o exatismo, o humor, sem que a inspiração primordial seja tomada fora dela. E isto é o essencial, a Dança Sobre Patins de Rodas
uma Arte em si e subordiná-la a segundas intenções seria equivocar-se.
Professor Salvador Samburgo
Psicólogo e Pedagogo
Professor da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo
29 Vice-Presidente da Federação Gaúcha de Patinagem
Professor Superior de Dança e Patinação Artística
Coreógrafo e Cenógrafo
Diretor A.P. e Dança Samburgo LTDA
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