patinação

Loading...

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A História Continua - Ano de 1992 Federação Gaúcha de Patinagem

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE PATINAGEM

DESLIZANDO SOBRE RODAS

A nova diretoria da Federação de Pati­nação do Rio Grande do Sul, que tomou posse no dia 29 de janeiro, assumiu com as seguin­tes metas: promover o crescimento da pati­nação no Estado, desenvolver um planejamen­to organizado e divulgar a patinação em clubes, escolas e complexos poliesportivos.

A nova diretoria é composta por:

Leandro No­gueira Dias, presidente; Marcio Ouaresma, 1º vice-presidente; Salvador Samburgo, 2º vice-­presidente; Ana Maria Maliuk, 1ª secretaria; Liana Daudt, 2ª secretaria; Almir Dentzuk, 1º tesoureiro; Luiz Gonzaga Machado, 2º tesoureiro; Iloir Fasolo e Luciane Maliuk Dias, Diretores de arbitragem; Adijandi Zanini, diretor de hóquei; Flavio de Oliveira, diretor de corridas; Paulo Signor, diretor do patrimônio; Valeska Carvalho, diretora de divulgação.

Segundo Leandro, uma das preocupações da Federação é a formação de novos Técnicos para atuarem nas escolas e, assim, ceda vez mais, o esporte crescer. Estes técnicos poderão aprimorar-se com cursos na parte de ar­bitragem, juízes, lugar que atualmente é ocu­pado por ex-patinadores. A Federação além de colaborar na divulgação do esporte com o for­necimento de material didático e audiovisual, estará promovendo, no mês de maio, o primei­ro curso de árbitros.

Em Porto Alegre, quatro escolas desenvolvem a patinagem. Colégio Dom Bosco, Rotel­le, Colégio Bom Conselho e Entre Rodas, sendo que o Partenon, o Colégio Ame­ricano e o Colégio Nossa Senhora da Glória também estão implantando a patinação. No Estado existem mais de 20 escolas filiadas a Federação.

EVENTOS QUE A FEDERAÇÃ0 REALIZARÁ ESTE ANO:

Abril - Campeonato Gaúcho Junior.

Maio - Campeonato Brasileiro Pré-mirim.

Junho –Festival Gaúcho de Shows e Campeonato Brasileiro Junior.

Agosto - Campeonato Brasileiro Pré-mirim e Campeonato Gaúcho de Shows.

Setembro - Campeonato Brasileiro de Ju­nior.

Outubro - Campeonato Sênior a VII Cam­peonato Brasileiro Interclube Junior.

Segundo a Federação, existem três tipos de patinação: patinação artística, hóquei corrida sobre rodas - para patins especiais. Na avaliação, as notas podem variar de zero a 10, sendo que as apresentações nas competições levam um tempo em torno de dois a cinco minutos.

As escolas para cadastrarem-se na Federação pagam uma taxa anual de três salários mínimos e para os atletas é cobrada uma taxa anual equivalente a 15% de um salário mínimo. Atualmente a Federação conta com 500 atletas cadastrados, pretendendo alcançar ainda este ano um número em torno de mil filiados.

Na grande maioria, o público da patinação começa aos cinco e sete anos: os de mais idade, já estão numa fase de aprimoração po­dendo tornarem-se professores ou competido­res em nível nacional e internacional. Assim sendo, a patinação divide-se em duas fases, primeiramente a patinação básica para es­treantes e mais adiante a patinação avançada, shows a competições.

Panorama Esportivo Pág. 17 – edição nacional nº10 – ano 1992

A História de nosso esporte continua

Nenhum comentário: