patinação

Loading...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Esporte e arte: o espetáculo da patinação


22 de outubro de 2010
Esporte e arte: o espetáculo da patinação

Por Aline Diedrich / IN
Fotos: Patinação Passo a Passo / Arquivo

A patinação une esporte e arte num espetáculo teatral. Beneficia corpo e mente e desperta a criatividade nos praticantes. Para tanto, a "Patinação e Esportes Passo a Passo", de Porto Alegre, possui um Grupo Artístico e o projeto Equipe Esportiva.
O sócio-presidente da empresa, Leandro Nogueira Dias, nos contou sobre esse trabalho, curiosidades e benefícios da patinação:

O que é a Patinação Passo a Passo?
A Patinação Passo a Passo foi criada com o objetivo de proporcionar às pessoas interessadas a oportunidade de aprender e desenvolver esta modalidade artística, esportiva e cultural.

O que é o Grupo Artístico?
O Grupo Artístico é um dos projetos desenvolvidos pela Patinação Passo a Passo com a finalidade de propiciar um espetáculo variado, mostrando o lado técnico e artístico / teatral realizado sobre patins. Também quer, com este projeto, levar um espetáculo de luzes, cenários, musicas especialmente selecionadas, coreografias de grupo, individuais, números acrobáticos e cômicos e assim ajudar a motivar e divulgar ainda mais a patinação nos diversos municípios, cidades, clubes, colégios e demais locais interessados neste tipo de apresentação.

O grupo já participou de competições?
Temos o projeto Equipe Esportiva, onde desenvolvemos os patinadores para participar de eventos esportivos, com o objetivo de mostrar a superação individual ou em grupo de cada um dos participantes. Já participamos de eventos abertos, Opens Copas, Festivais de Shows, Torneios e Campeonatos da Federação Gaúcha de Patinagem (FGP) e da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP).

O grupo realiza apresentações em eventos?
A Patinação Passo a Passo é totalmente amadora e sem fins lucrativos. Seu grupo é constituído de estudantes, e de pessoas que tem suas atividades profissionais em diversas áreas. Por isso temos o máximo de interesse em realizar apresentações em todos os tipos de eventos, desde que tenha as condições mínimas para este tipo de atividade. Mas devido aos compromissos individuais dos seus componentes, somente realizamos apresentações nos sábados e domingos e às vezes, conforme disponibilidade, nos feriados.

Quem pode patinar? Há um requisito?
Para participar dos projetos independente da faixa etária, o patinador e sua família deverão ter compromisso com a atividade escolhida, pois a atividade é totalmente opcional. Os requisitos são: se fazer presente em todos os eventos programados, ensaios, aulas de aperfeiçoamento e demais atividades programadas para cada um dos projetos, além de ter que realizar testes de proficiência.

Qual idade é recomendada para iniciar na patinação?
A idade inicial a qual trabalhamos é a partir dos três anos de idade, com aulas mais lúdicas, mas desenvolvendo do início o lado técnico e disciplinar, não tendo idade máxima, pois depende da motivação pessoal e de sua capacidade física.

Como o interessado faz para iniciar na patinação?
As pessoas interessadas devem procurar escolas que tenham profissionais credenciados pelo CREF/RS e que tenham alguma referencia junto a Federação Gaúcha de Patinagem, pois é a entidade oficial de nosso esporte e tem como finalidade difundir a patinação no Rio Grande do Sul.

Quais os benefícios a patinação traz para quem pratica?
*A atividade mais recomendada por especialistas das diversas áreas médicas com fins terapêuticos.
*Fortalece músculos, aperfeiçoando a postura e o equilíbrio; estimula a circulação através dos exercícios, sem sobrecarregar o coração e os músculos das pernas.
*Aprimora a flexibilidade das articulações e a capacidade respiratória.
*Estimula a psicomotricidade, lateralidade e a capacidade de reflexo dos seus praticantes.
*Desperta a criatividade, a musicalidade e aprimora a concentração.
*Com o desenvolvimento e domínio da patinação, o praticante aumentará seu nível de autoconfiança em seu físico, em sua mente, em sua habilidade e em ainda na sua convivência social.

A patinação, além de esporte, é também arte?
Sim. A patinação é uma modalidade esportiva, como também artística/teatral, através de seus espetáculos. Como exemplo os grandes espetáculos de gelo: Holiday on Ice, Disney on Ice e uma série de outras companhias e em rodas também temos os grupos amadores, mas com os mesmos objetivos de espetáculos profissionais, agradar e levar alegria a quem se identifica com a Patinação.

Qual o espaço para esse esporte no Brasil? E no Rio Grande do Sul?
Acredito que a patinação passa por um grande momento no Brasil, sendo que está mais desenvolvida em São Paulo, Rio Grande do Sul e em grande crescimento no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Mas tem um grande campo, principalmente, no Centro Oeste e no Norte e Nordeste.
Em 2011 a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) com o auxilio do Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro estarão trazendo o Campeonato Mundial de Patinação Artística, em Brasília e provavelmente em novembro sob a orientação do Comitê Internacional de Patinação Artística (CIPA), cujo seu atual presidente é o senhor James Pollard (americano), um grande amigo e entusiasta deste esporte.

Algo a acrescentar?
Fico contente em saber que sempre existe um espaço para falarmos deste maravilhoso e amplo esporte, e esperamos que com mais divulgação possamos ter melhores estruturas físicas e valorização desta modalidade que é a Patinação, podendo ser esportiva e artística, como no Jogo Hóquei sobre patins, como em corridas sobre patins (tipo provas de atletismo), além de festivais e espetáculos artísticos cultural.

Nenhum comentário: