domingo, 22 de março de 2009

FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE PATINAGEM



Nas fotos acima um pouco da nossa história e o marco da instituição despotiva Riograndense.


Em agosto de 1973, nas dependências do Colégio Marista Champagnat, com a participação de um número expressivo de participantes, é realizada a assembléia de fundação da entidade máxima de nosso esporte sobre rodas no Rio Grande do Sul.
Foi dado o nome a esta entidade de “FEDERAÇÃO GAÚCHA DE PATINAGEM”.
O termo “Patinagem” em sua definição abrange os vários desportos de competição e também pode ser uma actividade recreativa. Praticam-se em pistas preparadas para a modalidade, tanto externas, como algumas também parcialmente ou totalmente cobertas.
As Associações Fundadoras da Federação, em 10 de agosto de 1973, foram :
  • Clube de Patinadores Tangarás de Porto Alegre -RS
  • Grêmio Futebol Portoalegrense de Porto Alegre -RS
  • Associação Atlética Cruzadas do Colégio Medianeira de Erexim -RS
  • Sociedade Ginástica de Santa Cruz de Santa Cruz do Sul -RS
Sua primeira sede administrativa foi localizada nas dependências do Colégio Marista Champagnat, na avenida Bento Gonçalves, 4314 em Porto Alegre - RS.
O presidente desta assembléia foi o Sr. Alexandre João Durante (Irmão Marista nesta época), conduziu a reunião na qual foi eleito e aclamado como o nosso primeiro presidente da F.G.P. o Sr. Eugenio Gewehr.
Na primeira foto de costas esta o presidente desta assembléia de fundação o Sr., Alexandre Durante, ao fundo o representante do Grêmio Náutico União, Sr. Oswaldo Duarte, como também aparece nesta mesma foto o Sr. Waldir Veit e sua esposa Lori Veit, que posteriormente seria o terceiro presidente desta instituição que representa e dirige o nosso Esporte.
Na segunda foto, também de costas esta o Sr. Eugenio Gewehr que foi eleito e aclamado o primeiro Presidente da F.G.P., aparece ainda nesta foto a Sra. Terezinha Widniczck, que durante a terceira gestão esteve organizando como secretária a nossa federação e o seu esposo Waldemar Widniczck, como também o Sr., Humberto Gobbi que posteriormente foi um dos presidentes do Clube de Patinadores Tangarás e sua esposa Maria Gobbi, além do atual presidente do Clube de Patinadores Tangarás nesta época o Sr. Gustavo Pokorne e vários outros integrantes do esporte da patinagem no Rio Grande do Sul.
Espero que este depoimento possa mostrar um pouco mais dos importantes momentos de nosso esporte e assim possamos ver que a caminhada e a luta para transformar e consolidar esta atividade foi sempre uma de nossas características, onde realmente muitas pessoas através de sua dedicação e entusiasmo, acreditaram que a Patinação Gaúcha e Brasileira é um esporte que além de competitivo, reúne o lazer, a arte e a cultura, tudo isso sobre patins.
Parabéns a todos que participaram e deram o primeiro passo para organização da Patinação no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: