sábado, 28 de fevereiro de 2009

PROFISSIONAL, ENTUSIASTA, AMIGO E GRANDE COREÓGRAFO


Profissional, Entusiasta, Amigo e Grande Coreógrafo
Aproveito este espaço para deixar um pouco do que realmente Hugo Setti sempre representou para a nossa geração de patinadores.
Grande Profissional, pois nos momentos onde desenvolveu seu trabalho, colocava em suas coreografias, nos figurinos, nas musicas selecionadas, no espetáculo e em tudo mais, grande amor e muita paixão pelo espetáculo que produzia.
Entusiasta, sempre acreditava nos grupos e nas pessoas, muitas vezes estas tinham grandes limitações, mas procurava desenvolver em cada um dos participantes, um sentimento voltado para a arte de se comunicar, mostrando com muito respeito ao publico que sempre se fazia presente para apreciar o fabuloso resultado destes belos trabalhos, que somente ele sabia como conduzir.
Amigo, pois a amizade nem sempre era o elogiar, mas mostrar a cada um suas limitações e dentro das características individuais, o seu potencial e a sua criatividade.
Tenho sempre presente em minha memória um eterno agradecimento, o quanto fui agraciado em poder aprender com esta importante pessoa, que no decorrer destes 30 anos de convivência, sempre fez questão de me receber em sua casa, de me dispor de toda a sua grande experiência profissional, como patinador, figurinista, coreógrafo e tantas outras. Infelizmente a memória e a historia, com a passar do tempo, no caso do Brasil, mais rapidamente, se perde e as novas gerações não se importam com o passado e com as pessoas que realmente desbravaram e propiciaram o crescimento e amadurecimento da patinação como esporte e arte (espetáculos). Coreografo e diretor artístico do Espetáculo "Periquitos em Revista" da Sociedade Esportiva Palmeiras em São Paulo. Realizou desde 1975 muitos trabalhos com o grupo de Patinadores "Tangarás Show" em Porto Alegre - RS, com o grupo "Os Reis das Rodas" de Erechim -RS, com o grupo do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre - RS "Dom Bosco Show", com grupos de Santa Catarina e muitos e muitos outros. Trabalhou para vários Circos como "Thiany", "Garcia" e muitos outros. Esteve também tabalhando com o espetáculo profissional de gelo "Holiday on Ice".
Bem, como não podemos mudar a trajetória de nossa história, fica aqui um pequeno registro de muito que este grande amigo e profissional, “HUGO SETTI”, realizou durante a sua vida, o qual sempre serei grato por ter tido a oportunidade de conviver, ter sua amizade e muito aprender. "Leandro Dias"

2 comentários:

Federação Cearense de Patinação disse...

uma omenagem justa para um grande profissional em um país que não da valor aos grandes atletas que tem,parbéns pela materia. Éder Bicudo de fortaleza www.fcpceara.org

Unknown disse...

Caro Leandro Dias:

Sou Rui, um ex-participante do Periquitos em Revista entre 1964 e 1967, portanto há mais de 50 anos!!!. Entretanto, não fui um Patinador; minha atuação se deu como Ginasta (fui Militante do Departamento de Ginástica da S.E. Palmeiras) no Conjunto Olímpia que se apresentava no Show em número caricato e humorístico.

A partir de meados de 1967, em razão dos estudos, abandonei essa atividade que até hoje me traz excelentes recordações e saudades imensas...

Há cerca de 8 anos, me interessei em procurar na Web atualidades sobre as pessoas com as quais então me relacionei, tais como o Comendador Hiada Torlay, seu filho Yader, Hugo Setti, Carmen Folk, entre muitos outros.

Naquele períoodo, eram excassos os blogs e foruns sobre esse tema e pouco consegui...; à exceção de uma manifestação do Marcel Sturm (medalhado Ouro hoje no Pan de Toronto), me dando conta do falecimento do Hugo Setti e me dando coordenadas sobre o destino do Sr. Hiada e do Yader (também falecidos...).

O que me fez postar este comentário em seu Blog foi a minha total aprovação pelas suas palavras em relação ao Hugo e seu incansável trabalho. Parabéns!!!

Gostava muito do Hugo e, embora eu não fosse Patinador, tínhamos um relacionamento de Pai prá Filho, pelos conselhos que dele recebia quanto à postura nos Shows.

E, de quebra, você postou uma foto dele, pela qual pude, após mais de 50 anos, rever sua imagem, tão bem guardada em meu coração!

Obrigado Amigo!