quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

NOSSO GRANDE MESTRE

Nosso Grande Mestre Oswaldo Casagrande

Um pequeno depoimento de quem teve a sorte e o privilegio de conviver com esta grande pessoa, Professor Oswaldo Casagrande, que patinou no gelo por muitos anos em Porto Alegre, em um dos rinks chamados "Gelorama", no antigo cinema Baltimore, na av. Oswaldo Aranha.
Em 1969 esteve à frente do grupo Tangarás, como instrutor e orientador dos patinadores desta época. No dia 21 de Junho, participou e ajudou a dirigir a primeira apresentação artística nas dependências do Colégio Champagnat, comemorativa ao dia de São João. Esta Noite de Gala contou com a participação do primeiro grupo de patinadores, de atletas acrobáticos do Grêmio Náutico União e teve a presença de varias autoridades, como também à cobertura da Radio e TV Gaúcha, e da impressa escrita e falada. Através do Professor Oswaldo Casagrande, tivemos grande exemplo de amor e dedicação a este esporte. Todas as Quartas-feiras à noite, Sábados e Domingos à tarde, ele estava sempre presente na pista da patinação alugando os patins, para as pessoas que queriam experimentar este lindo esporte. Geralmente reunia em torno de 200 a mais pessoas, além dos que estavam lá para apreciar e se divertir. Fazia a conservação dos 60 pares de patins e sempre estava disposto a ensinar e mostrar a arte de patinar. Como incentivador esteve em 1974 no Clube Ginática de Santa Cruz do Sul, onde ajudou a ensinar novos patinadores e também alugando patins para os que queriam matar a vontade de experimentar andar de Patins. Patinou até seu 93 anos, em apresentações do grupo. Esta foto é ele patinado a valsa do Danúbio Azul com a patinadora Sandra Belém Cardoso. Teria muito para falar sobre esta importante pessoa em nosso esporte, mas acho que isso é um pequeno resumo, da qual tenho certeza devo um pouco da decisão de escolher a patinação como meu esporte e estar envolvido nele até hoje.

Professor Oswaldo Casagrande, nosso grande e sábio mestre. Obrigado


3 comentários:

Verinha disse...

Leandro,
Parabéns por registrar a história desta inesquecível figura da história da patinação no RS. Ele me alugou e ajudou a calçar meu primeiro par de patins , no Champagnat, em 1974, quando eu tinha 8 anos.
Abraços,
Verinha

uma casa feliz disse...

Leandro, eu também estive presente em todos estes momentos com o Professor Oswaldo, desfrutei de toda sua dedicação por nós. Nas 4ª â noite, sábados e domingos. A princípio, os guris, eram só os do internato, até hóquei jogavamos em 69/70. Eu lembro quando tu começastes, era um menino, infelizmente precisei me afastar em 1974. Mas esta lição maravilhosa nunca esqueci. Abraço, Eliete

uma casa feliz disse...

Nesta primeira apresentação em junho de 69, dancei o Tango com o Professor Oswaldo, grande mestre mesmo!Leandro, parabéns por teu trabalho e sucesso. Eliéte